Problemas com a lavandaria
Este é o primeiro problema com que se deparam os viajantes que se deslocam a um país asiático por mais de uma semana. Se, para os russos, uma máquina de lavar automática é um elemento obrigatório de conforto mínimo, na Tailândia e na Malásia recorrem-se a serviços de lavandaria. Há serviços mais baratos, em que se pode levar o próprio pó – carrega-se a roupa na máquina e espera-se que esta termine o seu trabalho. Há também opções mais caras, em que o pessoal faz tudo sozinho, mas isso não garante um serviço de boa qualidade.
Publicidade
Lixo nas ruas
Na Ásia, há mesmo lixo por todo o lado. Aqui, as pessoas não se preocupam com a situação ecológica: é normal que guardem o lixo perto de um belo local natural, que o atirem por cima da vedação ou para o mar. E nas estradas rurais podem ver-se vacas deitadas em cima de um monte de plástico.
Já vi muitas vezes habitantes locais a deitarem lixo ou a urinarem nos canais que fornecem água para a irrigação dos campos. Isto afecta seguramente a qualidade dos futuros produtos e o estado das margens do oceano. Os viajantes perguntam-se muitas vezes se as próprias pessoas gostam de viver assim.