Lar Lifehacks Como dei a volta ao mundo de bicicleta

Como dei a volta ao mundo de bicicleta

por Francisca Doriana Nogueira

Publicidade

Planeamento do itinerário
Se o seu itinerário ligar vários países, terá de fazer muitos trabalhos de casa.

Publicidade

Em primeiro lugar, é preciso decidir sobre os vistos: quais os países que os exigem, onde é mais fácil obtê-los – em casa ou em viagem, quais as condições de emissão. Também é preciso ver quais os países que exigem registo ou autorização de residência e como obtê-los. É importante verificar se existem conflitos militares ou lei marcial nas regiões ao longo da estrada e se é possível conduzir nessas regiões.

Mais adiante no mapa, é necessário marcar o esqueleto do trajeto. Existem auto-estradas e vias rápidas, nas quais é perigoso conduzir. É melhor andar de bicicleta em estradas de autoestrada menos largas. É preciso saber onde estão as principais artérias rodoviárias, onde estão as secundárias, onde as estradas não são pavimentadas ou estão inacabadas. Tudo isto ajuda a otimizar o seu percurso. Além disso, o conhecimento das estradas permitir-lhe-á escolher outro caminho numa situação imprevista. Também é melhor procurar informações sobre o funcionamento dos postos fronteiriços com antecedência – estes têm horários de funcionamento e feriados. Também é melhor informar-se antecipadamente sobre os documentos necessários para atravessar a fronteira.

Bicicleta, equipamento e bagagem
Numa viagem longa, o princípio da “simplicidade e fiabilidade” é importante. A sua bicicleta deve ser tão forte e bem equipada quanto possível. Especialmente importantes são as boas rodas, os pneus e um porta-bagagens robusto. As rodas com uma jante larga e forte são consideradas boas: têm um número adicional de raios e cubos mais fortes. Normalmente, são personalizadas.

Você pode gostar

Subscrever a newsletter

Subscreva para ficar a par dos novos artigos!

Declaração de exoneração de responsabilidade:

Este sítio não se destina a servir de diagnóstico. Os resultados podem variar. Estas informações não constituem uma recomendação direta e não devem ser interpretadas como tal. Não substituem uma consulta pessoal ou um exame efectuado por um profissional autorizado. Consultar um profissional antes de tomar suplementos. As informações fornecidas devem ser utilizadas como uma recomendação para um estilo de vida contínuo e não substituem um regime alimentar variado e equilibrado.