Um passageiro não tem passaporte ou outros documentos necessários
Acontece: uma pessoa coloca ordenadamente o seu passaporte, atestados médicos ou sanitários e outros documentos numa pasta, ficheiro ou carteira… E depois deixa-os em cima da mesa.
Publicidade
Felizmente, um bilhete de avião pode ser emitido eletronicamente, não sendo necessário imprimi-lo. Mas no check-in tem de mostrar exatamente o documento cujos dados estão introduzidos no bilhete. Fotos no telemóvel ou digitalizações não funcionam.
Um viajante tem um passaporte, mas não está em ordem
É também um problema bastante comum: uma pessoa está prestes a fazer 25 ou 45 anos, altura em que deve ser emitido um novo passaporte. Mas faz uma viagem antes do seu aniversário e regressa depois. E o passaporte acaba por caducar.
A maioria das companhias aéreas, especialmente as que efectuam voos internacionais, podem simplesmente não registar o passageiro no voo, alegando que o seu documento não é válido. Vale a pena ter isto em conta com antecedência, na fase de planeamento da viagem.
Outros problemas possíveis com o bilhete de identidade
O passaporte não tem a assinatura do passageiro.
As páginas do documento estão rasgadas ou muito manchadas.
Existem marcas ou notas estranhas no passaporte.
Os dados do passaporte e do bilhete não coincidem. Por exemplo, houve um erro tipográfico durante o registo e o nome no documento de viagem está escrito de forma ligeiramente diferente da do bilhete de identidade.