Compre tudo o que precisa
Isto inclui não só o equipamento, o vestuário e o calçado especiais para montanhismo, mas também outros artigos importantes: uma lanterna, um kit de primeiros socorros, protetor solar – os raios são particularmente agressivos em altitude. Não se esqueça também das despesas mais importantes, incluindo o alojamento antes e depois da subida, os bilhetes de transporte e os honorários do instrutor.
Publicidade
Tenha cuidado com uma mochila confortável: o cinto deve cobrir bem os ossos pélvicos e as alças devem ficar completamente sobre os ombros. Assim, a carga ficará na parte inferior do corpo e poderá caminhar mais tempo sem se preocupar com dores nas costas.
Reserve alguns dias para a aclimatação
Escalar uma montanha não é uma aventura para 1-2 dias, mas para cerca de uma semana ou até mais. E começa com a habituação à altitude – este é um passo importante e obrigatório que ajudará o seu corpo a adaptar-se e reduzirá os riscos de doença da montanha. O programa de aclimatação é elaborado por um guia-instrutor, e é melhor segui-lo claramente. A duração do processo depende da altura do cume a conquistar, das caraterísticas de saúde e de outros factores: o instrutor terá tudo em conta e escolherá o programa ideal.
Regra geral, o efeito da escalada faz-se sentir já a uma altitude de 2100 metros ou mais. A tensão arterial pode subir ou o ritmo cardíaco pode aumentar. É por isso que é importante subir lentamente. Ao atingir cada nova altitude, é aconselhável passar um ou dois dias em repouso relativo para permitir que o corpo se adapte.