Lar Viajar com crianças
Categoria:

Viajar com crianças

Publicidade

O que fazer antes de partir
Na maior parte das vezes, quando se viaja, as pessoas querem dedicar-se totalmente ao seu desejo de viajar. O regresso antecipado a casa e a agonia de viajar com toneladas de malas e caixas dificilmente lhe agradarão. Eis o que deve fazer com antecedência para não ensombrar uma longa viagem com aborrecimentos e preocupações desnecessárias.

Faça um seguro e leve um estojo de primeiros socorros
O seguro é uma parte essencial até de uma curta viagem de férias, mas para viagens mais longas é obrigatório. Para manter o custo baixo, analise o conteúdo do seguro e veja se pode optar por não incluir determinados artigos.

Por exemplo, a evacuação por helicóptero pode ser necessária para quem viaja para o Nepal, mas será completamente inútil para muitos outros.

Também precisará de um kit de primeiros socorros para a expedição – idealmente, um farmacêutico terá pensado nisso. Se isso não for possível, monte-o você mesmo. Deve conter antibióticos, adsorventes, anti-histamínicos, antiespasmódicos, bem como produtos para estancar temporariamente as hemorragias externas e para tratar as feridas.

Páginas: 1 2

Publicidade

Tecnologia com caixas e recibos
Computadores portáteis, tablets e telemóveis – estas são as coisas que não causam dúvidas e são imediatamente colocadas na zona de montagem “verde”. Envie também para lá outros aparelhos de pequenas dimensões para uso quotidiano:

smartwatches,
escovas de dentes eléctricas,
auscultadores,
discos rígidos,
bancos de potência,
vaporizadores de viagem,
consolas de jogos,
vibradores,
secadores de cabelo e ferros de frisar.
No caso de aparelhos maiores do que um computador portátil, vale a pena considerar se é mais barato transportar ou comprar um novo no estrangeiro. Mas aparelhos como uma impressora, um grelhador doméstico ou uma máquina de fazer waffles são uma zona vermelha. É melhor vendê-los ou deixá-los para os familiares.

Não se esqueça de preparar um saco com fios, carregadores e outros acessórios. Faça uma lista e, por baixo de cada aparelho, escreva a sua “mala”. Por exemplo, para os computadores portáteis, pode ser

mala,
carregadores,
teclados extra,
routers,
ratos e tapetes de rato,
pen drives,
adaptadores de tomadas,
um cabo de ligação ou de extensão,
cabos HDMI e outros,
auscultadores áudio.

Páginas: 1 2

Publicidade

Reembolsar o bilhete
Se não ficar satisfeito com a oferta da companhia aérea, pode efetuar um reembolso involuntário do seu bilhete e receber a totalidade do dinheiro gasto com o mesmo.

No caso dos voos indirectos, aplicam-se as seguintes regras de reembolso forçado:

Se o voo for emitido com um bilhete único, a companhia aérea reembolsa o preço total.
Se a segunda parte de um voo de bilhete único não se realizar, a companhia aérea deve oferecer-lhe outra opção ou reembolsar-lhe o dinheiro relativo ao voo cancelado e transportá-lo gratuitamente até ao seu ponto de partida.
Se tiver pago o voo separadamente, a transportadora é obrigada a reembolsar apenas o voo cancelado. Os outros bilhetes terão de ser reembolsados de acordo com as regras habituais.

Aprendeu no aeroporto
Tem duas opções: escolher outro voo ou devolver o bilhete e receber o seu dinheiro de volta.

Páginas: 1 2

Publicidade

Ler
Uma das actividades mais populares em viagem. Quando é que vai ter tempo para ler os clássicos que nunca teve tempo de ler?

A melhor maneira de o fazer é levar um leitor. Pesa pouco, não cansa a vista e pode conter muitas obras. Mas também pode levar um livro de papel, se a sua bagagem não for muito pesada. Há também muitas revistas à venda nos aeroportos e estações de comboio – não só revistas de entretenimento, mas também revistas altamente especializadas (para programadores, fotógrafos, entusiastas de automóveis).

Desenhar
Desenhar num avião não é muito conveniente, e a atenção dos vizinhos distrai, mas para o aeroporto ou para o comboio esta atividade é a ideal. Necessitará de lápis ou canetas, de um afiador e de papel. Se nunca desenhou antes, imprima ou descarregue tutoriais de desenho com antecedência.

Ouvir música
Quando se está a viajar, não há distracções e não se tem pressa. Mesmo as canções há muito conhecidas podem ser reveladas de uma nova forma. Descarregue faixas de novas direcções e artistas, incluindo os que não lhe são próximos. Pode descobrir um mundo inteiro por si próprio.

Páginas: 1 2

Publicidade

Existem três categorias principais de bilhetes, que diferem não só no preço e no conforto do voo, mas também na possibilidade de reembolso se, por algum motivo, não conseguir embarcar. Normalmente, o nome da tarifa é indicado no próprio documento, bem como a opção de reembolso ou troca.

Os bilhetes não reembolsáveis são os mais baratos. Muitas vezes, as companhias aéreas rotulam-nos com as palavras “promo”, “light” ou “budget”. Só pode receber o seu dinheiro de volta antes da partida, se a viagem for interrompida por motivos de força maior ou por outra razão importante (por exemplo, se o passageiro estiver doente). Mas, mesmo nestes casos, só deve contar com a devolução de uma parte do dinheiro: taxas aeroportuárias ou outras despesas, que a companhia transfere para organizações terceiras. Estes bilhetes não podem ser trocados de forma alguma.
Os bilhetes de preço médio, frequentemente designados por “standard”, “económico” ou “ótimo”, podem ser devolvidos ou trocados após o pagamento das taxas. Para tal, é necessário notificar a companhia aérea de que não vai viajar, antes do fim do check-in ou mesmo antes – tudo depende das regras da transportadora.

Páginas: 1 2

Publicidade

Subscrever a newsletter

Subscreva para ficar a par dos novos artigos!

Declaração de exoneração de responsabilidade:

Este sítio não se destina a servir de diagnóstico. Os resultados podem variar. Estas informações não constituem uma recomendação direta e não devem ser interpretadas como tal. Não substituem uma consulta pessoal ou um exame efectuado por um profissional autorizado. Consultar um profissional antes de tomar suplementos. As informações fornecidas devem ser utilizadas como uma recomendação para um estilo de vida contínuo e não substituem um regime alimentar variado e equilibrado.